segunda-feira, 20 de maio de 2013

Olhando carta a carta...

- Estudando, estudando, e parando rapidinho para "conversar"... Digam o que acham!

Eu, daqui, pensando em matéria de simbolismo e analisando as cartas do Petit Lenormand reparei que, excetuando-se as cartas ditas 'humanas', ou melhor, as que representam pessoas (28 - 'Cavalheiro', 29 - 'Dama' e 13 - 'Criança') e exceto também a única que, ao meu ver, representa um sentimento em primeiro plano, algo que é abstrato por si só (carta 24 - 'Coração'), temos exatos 16 símbolos ditos NATURAIS e 16 símbolos ditos CULTURAIS (criados ou, no mínimo, tocados e transformados pelo Homem).

A definir, temos como "Culturais" o que definiu bem Neri de Paula Carneiro, "o Homem não se limita ao mundo natural; ele o transcende e o transforma. Transcende porque tem expectativas que não se limitam ao mundo como ele se apresenta e nem à sua materialidade. Transforma porque o recria constantemente, imprimindo sua marca: a marca da cultura.

Em razão disso é que dizemos que o Homem se humaniza produzindo seu mundo, gerando sua marca cultural ou as diferentes manifestações culturais. Ou seja, diferentemente de outros seres, o humano se autoproduz reproduzindo o meio que o circunda; recria o mundo natural e o já criado, criando novo significado e novas formas de aproveitamento das realidades já existentes."
(1)

Aqui, vale um adendo: reforçando a questão a respeito da criação do Baralho Petit Lenormand NÃO ter sido feita pelos ditos ciganos europeus, que em sua grande maioria viviam nômades e tinham outros valores de cultura e história, das 16 cartas ditas culturais, a grande maioria delas não representam símbolos do cotidiano comum deste povo, como NAVIO, CASA, TORRE, ÂNCORA, etc.



>> As 16 Cartas NATURAIS (aqui, divididas em sub-grupos):


* Reinos Vegetal e Mineral:


 * Reino Animal:
 




 * Corpos Celestes:


 

 - - - - - - - - - - - - - 


>> As 16 Cartas CULTURAIS:





 

 
1 Artigo "Uma Antropologia da Cultura* III: Cultura: a criação humana"

* Das cartas: todos os direitos de imagem reservados à Editora A.G. Müller, Suíça.


© Todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Adorei! Muito bacana e verdadeira a associação.
    _/\_

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, criativo e pertinente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Leni, muito obrigado! Feliz com a sua visita e seus comentários, beijo!

      Excluir

¬ Obrigado por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...