terça-feira, 20 de novembro de 2012

A Senhora também passeia pelos signos

¬ Qual a influência da Lua ao transitar pelo zodíaco?


'Moon Goddess', de
John Watkiss



Como símbolo maior da Deusa, a Lua possui papel fudamental para nós, pagãos. Charles Leland, um folclorista conhecido em sua época por suas pesquisas sobre a cultura cigana, em seu livro intitulado "Aradia" (ou "O Evangelho das Bruxas") registrava as crenças reunidas em torno da deusa Aradia, "la prima strega" - a primeira bruxa -, enviada à Terra por sua mãe para ensinar as artes da feitiçaria aos humanos. Em 1949, Gerald Gardner, inspirado nos textos de Leland, escreveu "A carga da Deusa", ou "O chamado da Deusa", que se tornou uma parte importante dos rituais de Wicca de sua época. Anos mais tarde, Doreen Valiente reescreveu o texto, criando a versão que ficou mundialmente famosa.

Segundo este texto, que fala as palavras da Grande Deusa para os seus iniciados, "Sempre que necessitarem da Minha ajuda, reúnam-se em um local secreto, pelo menos uma vez por mês, especialmente na Lua Cheia. (...) Prestem atenção a como vocês chegarão à minha presença, e Eu lhes ensinarei profundos mistérios, antigos e poderosos". Esta reunião no dia de lua cheia para celebração da Grande Mãe é conhecida como esbá, um ponto de suma importância em seu culto - principalmente para aqueles que realizam trabalhos mágicos tendo como auxílio a magia astrológica.

A Lua, por conta de seu percurso ao redor da Terra, possui ciclos e fases. Neste mesmo percurso ela atravessa os signos do Zodíaco, permanecendo em cada um deles por aproximadamente dois dias. Quando ela se encontra nesses signos, podemos direcionar nossas ações para que fiquem de acordo com sua posição: assim, nossas atividades diárias serão favorecidas por essa nossa companheira do céu e nossos rituais podem ser enriquecidos por esta mesma energia. Abaixo, conheça um pouco mais das características da energia lunar no decorrer de seu ciclo pelos 12 signos: 



Lua em Áries - Com o ímpeto ariano em alta, esta lua é favorável para os feitiços que envolvam autoridade, liderança, projetos futuros e renascimento. Atitudes independentes são favorecidas, como também aquelas que requerem magias com uso do elemento Fogo. Ouça sua intuição e siga em frente! Ouvir a voz interna, entretanto, não é fazer as coisas sem pensar: o pulo do gato aqui é saber dosar a impaciência, a precipitação, a impulsividade e o egocentrismo, que podem aparecer no que se tornar excessivo dentro da energia lunar em Áries. É uma lua bem voltada para as mudanças num geral, inspira otimismo e o entusiasmo, criando as condições certas para o desapego e o despojamento. Uma lunação ideal para iniciar coisas, mas pode faltar-lhe consistência, a permanência para dar continuidade ou finalizar as mesmas coisas no futuro, ou seja, favorece mais os processos rápidos que não exigem continuidade ou duração.
 

O trabalho mágico pode ser voltado para ritos que precisem mais de disposição física do que mental, e pode-se aproveitar a energia ariana para resolver,  com uma maior rapidez, os impasses que persistem a atrapalhar: não se pode mais deixar isso de lado. Procure realizar tudo usando criatividade, mas evite a monotonia e a repetição e opte por rituais de demandem maior energia física, as atividades longas, complexas e repetitivas podem levar à perda da paciência e do interesse e, consequentemente, à perda do foco do que se deseja conseguir.



Lua em Touro - Por ser um signo sensorial, do que é tangível, a Lua em trânsito por Touro incentiva a necessidade e busca de segurança, estabilidade e conforto; de enraizamento, ancoramento e praticidade. Incentiva atitudes, convicções e valores realistas e práticos, na busca de uma maior objetividade. Excelente para iniciar processos duradouros e consistentes e acordar percepções sensoriais e o contato com o mundo tangível - característica também do elemento Terra, o mais propício para uso durante esta lunação. O desafio é não se perder na busca pelo mundo das sensações, ter e sentir a segurança de quem está "em Terra" e não ser indulgente nem resistente as mudanças....

Para o trabalho mágico, é aconselhável se deter num só assunto e ir até o fim dele, com o foco bem firme de propósito. É uma Lua excelente para a realizar todo e qualquer encantamento de amor e também aqueles que envolvam dinheiro, bens materiais e profissão, sempre visando o sentido de concretização, de reafirmação das coisas: concretize os planos, dê o primeiro passo em busca do que deseja! Agindo assim os meios para conseguir irão surgir, o Universo caminhará ao seu lado. A magia sexual ganha espaço, podendo ser usada para ampliação de poder, assim como as magias com o uso do elemento Terra: jardinagem, uso de ervas para banhos aromáticos, artes de manipulação manual num geral, canto e dança com os pés no chão, por exemplo... Se na Lua anterior o estar só centralizava o poder mágico, na lunação em Touro o contato com o outro é fundamental! Busque o contato, o aumento da fidelidade e do companheirismo, é o tempo da "união faz a força", sendo desta forma favorável ao trabalho em covens. 



Lua em Gêmeos - É 'a' Lua para realizar feitiços relacionados com a comunicação: a ordem é se relacionar. Adequada para a busca de entendimento e informação, essa lunação facilita a expressão das emoções e os pensamentos e propicia também formas criativas de embelezar e cultivar o mundo emocional. Ainda assim, segue o alerta para evitar a dispersão, o desencontro, a superficialidade, a inquietação e o falatório excessivo. Nesta fase, a cabeça comanda o espírito! Cuide da mente procurando fugir dos pensamentos destrutivos: há o perigo de intelectualizar excessivamente as emoções e sentimentos, priorizando o intelecto e a conveniência e reprimindo ou negligenciando o que se estiver sentindo...

Para o trabalho mágico, com o racional em alta, colocar no papel suas reflexões será um modo de se pacificar interiormente. Colocar o seu "book of shadows" em dia, tirar dúvidas de magias e estudar o passo-a-passo de seu trabalho mágico são sugestões para este dia: trocar informações, bater papo, aprender sobre novos assuntos... Se precisar, caminhe, varie atividades: o que importa é organizar suas ideias. As magias com o uso do elemento Ar estão em alta. Ótimo dia para passar o que se sabe adiante e aprender com os outros, até no sentido de diversificar os assuntos de trabalho ou de estudos. Será mais fácil executar tarefas simultaneamente, mas não se perca! E mesmo que não faça nada prático, anote as idéias que surgirem na sua cabeça, elas lhe serão muito úteis no futuro. Essa lua também nos permite experimentar novas alternativas para o que fazemos, o que pensamos e como agimos. Prefira trabalhos em equipe, será estimulante trocar ideias.




Lua em Câncer - Lunação ideal para quem deseja realizar feitiços relacionados com a família e a proteção doméstica, extremamente favorável para convenções, movimentos solidários e atividades meditativas. É o momento do acolhimento que cura: é um período onde se valoriza o afeto, o aconchego, o cuidar e o nutrir. Esta Lua estimula as emoções e os sentimentos, apura a sensibilidade, facilita a troca emocional, convida a acessos profundos no mundo emocional. O desafio é evitar a vulnerabilidade afetiva e a hipersensibilidade, assim como estar atento para não privilegiar em desmedida a dependência emocional em detrimento da qualidade da vida.

O trabalho mágico pode ser moldado para magias com uso do elemento água: use banhos purificadores e abuse da água do chuveiro, do mar, da cachoeira... Chore, nem que seja vendo um filme! Qualquer mágoa, saudade ou simplesmente emoção poderão ser lavadas desse modo. Também é um excelente período para rituais em louvor a divindades lunares.



Lua em Leão - Esta lunação inspira otimismo e desperta a disposição pela vida, a resposta rápida e entusiasta, a auto-estima, a vontade de brilhar e aparecer. Bem adequada para mudanças num geral, a Lua em Leão cria condições ideais para celebrar a vida. O desafio é regular a impaciência, a precipitação, a impulsividade, o despotismo e as atitudes agressivas, egocêntricas e hedonistas. Propicia a tomada de posses e decisões, mas pode haver perda de senso de adequação e comunhão: é fácil viajar no ego e querer ficar centro das atenções...

Este é o momento certo para revelar o melhor de si, polir relações e trabalhar em casa, em serviços que exijam esforço, riscos e improvisações. Não se recolha, prefira as tarefas em que possa se fazer notar: a intenção é brilhar, chamar a atenção! Esta Lua é boa para alimentar a vaidade... Tudo o que fizer para melhorar a auto-estima vai favorecer a saúde mental. Sobre o trabalho mágico, sem dúvida esta é uma lua ótima para os que pretendem realizar encantamentos relacionados com poder sobre os outros, autoridade, coragem, fertilidade e maternidade. A alegria tem efeito desintoxicante: as atividades ao ar livre fluirão com alegria, procure se concentrar naquilo que dá prazer e fuja da rotina... Magias com uso do elemento fogo. Estão favorecido a criatividade e a inventividade. O trabalho deverá estar aliado ao prazer e à verdadeira vocação.



Lua em Virgem - Lunação propícia para realizar encantamentos que envolvam trabalho, saúde e estudos. O período favorece o aconselhamento, as explicações, os detalhamentos, o ato de estudar e "se estudar", de se consertar, de se aperfeiçoar. Com a Lua transitando por Virgem, sentimos necessidade de nos purificarmos; de servir com qualidade, de estar presentes e participativos. Aproveite o momento para fazer limpezas em geral: esvazie armários, jogue ou doe o que não usa, faxine a casa. A atenção é para não ficarmos muito críticos e seletivos. Cuidar da saúde também é um idéia para esta lunação, pois trará a sensação de dever cumprido: tome mais líquidos e comece dietas que favoreçam a eliminação de toxinas: corte vícios e hábitos nocivos.

No trabalho mágico se beneficiam as magias com uso do elemento Terra. Para quem gosta de herbolária, é um bom momento para plantar grãos, grama e cereais, para a preparação de tinturas e do solo. Encantamentos que envolvem um maior detalhamento ritualístico, com encenações e/ou mitodramas, se favorecem durante esta Lua, assim como executar tarefas que exijam atenção à detalhes.



Lua em Libra - Esta é uma lua ideal para quem pretende realizar encantamentos relacionados com trabalhos artísticos, justiça, sociedades, uniões e equilíbrio emocional. É um dia de energia positiva; nada de desleixo, o visual fará diferença! O uso da diplomacia gera bons frutos: o equilíbrio tonifica... Recuse o stress, encontre o ponto ideal entre repouso e trabalho, cuide da alimentação e observe as emoções sem abafá-las nem deixar que transbordem. Julgue de modo mais isento todas as situações e afine o tom em prol da harmonia geral.

Período favorável a todos os assuntos que exijam cooperação e trabalhos em parceria: busque alianças em vez de adversários. As magias com uso do elemento ar são favorecidas nesta fase, e o trabalho mágico pode ser voltado para busca de entendimento e amadurecimento dos desejos que envolvam mais pessoas.



Lua em Escorpião - Esta é uma lua propícia para aqueles que pretendem realizar encantamentos relacionados com a sexualidade, poder, crescimento espiritual e transformações pessoais. O uso da energia, a ousadia e a coragem são ingredientes do dia. Se deseja saber algo em que a visão clara dos fatos é fundamental, este é o momento apropriado.

O trabalho mágico visa a renovação e as transformações radicais. As magias com uso do elemento água se favorecem, e as tarefas que exijam introspecção renderão mais. Todas as mudanças de rumo estão favorecidas. Na vida a dois, se o sexo melhorar, tudo deslancha. Os "ciúmes" estão exacerbados, por isso, desapegue-se! Seja de um comportamento, de um vício, seja de uma relação que faz mal... É importante conseguir transmutar e se libertar das emoções negativas.



Lua em Sagitário - Incita a auto-estima, a vontade de viajar, de discursar, de aprender. É um período propício para mudanças e tomar posse, criando condições ideais para celebrar a vida e abrir novos horizontes. O desafio é regular impaciência, precipitação, impulsividade, despotismo e atitudes agressivas, egocêntricas, hedonistas. Pode ser boa para inaugurar novos horizontes, se expandir.

No que diz respeito ao trabalho mágico, se favorecem as magias com uso do elemento fogo. É um momento propício para sair da rotina, de apostar no grande, de ousar. Isto trará melhores resultados do que se deter em tarefas comuns ou pequenas. Deve-se optar pelo positivismo, característica do signo em questão, para enfrentar os desafios do trabalho ou dos estudos. Nada de ruminar problemas! Cultive o alto-astral e intensifique as atividades físicas.




Lua em Capricórnio - Com a Lua em Capricórnio fica-se mais sério e reservado. As pessoas se voltam para suas responsabilidades e compromissos e ficam dispostas a fazer o que seja necessário fazer. É um ótimo período para estruturar projetos: estimula a cautela, a responsabilidade, o realismo... Bom para trabalhar a auto-suficiência e o auto-controle: fica-se mais realista e pode-se resolver tudo o que necessite esforço ou determinação.O desafio é querer controlar tudo o que aconteça e priorizar excessivamente a conveniência e o domínio das situações, fique atento para sair desta influência. Encare de forma adulta qualquer coisa que esteja perturbando você e tente encontrar soluções

Para o trabalho mágico, a influência de Capricórnio é ótima para se discernir o que é supérfluo e sem serventia prática do que é necessário e útil, facilitando a escolha dos objetivos dos feitiços... Você está realmente precisando do que pede? Você sabe quais são as prioridades em sua vida? Para responder a estas questões, além da energia lunar utilize também magias com o uso do elemento Terra. Além disso, o culto aos antepassados é prioridade neste período, eles devem ser honrados com amor e respeito. Os ancestrais são aqueles que vieram antes e nos transmitiram conhecimento, sabedoria, estrutura, vida... Honrar os ancestrais além de tudo é honrar os próprios Deuses, já que eles são os criadores de tudo e, portato, são os nossos primeiros ancestrais.



Lua em Aquário - Esta é uma lua ideal para encantamentos que envolvam liberdade, ciência, resolução de problemas expansão de dons, amizades... Neste dia o tema é inovar e ousar em tudo! Solte as amarras! Será mais fácil abandonar ideias, hábitos e relações sufocantes: a liberdade fortifica e alegra. Você pode ter muitas surpresas ao decorrer do dia, mas tome cuidado com decisões ou compras que vai se arrepender depois. Algumas pessoas poderão ficar mais intolerantes, inadequadas e excessivamente agitadas.

No trabalho mágico, use magias com uso do elemento ar. Aproveite o aumento da curiosidade enviado por esta Lua e pesquise sobre temas diferentes dos usuais. Será de muito bom proveito para os trabalhos criativos e para os que dão abertura para se inovar. Festas, reuniões, e comemorações também são muito favorecidas: realize seu esbá em coven, com uma grende comemoração no fim.






Lua em Peixes - Esta é a Lua para quem pretende realizar encantamentos que envolvam mensagens através dos sonhos, clarividência, telepatia, música e arte. Abra espaço para fantasia, converse menos e sinta mais. A Lua em Peixes pode, às vezes, induzir você a ser muito generoso, irrealista e sonhador. O desafio será estar atento para não entrar no clima de vítima, sofrido, ou que as coisas são difíceis, impossíveis.

As magias com o uso do elemento água são favorecidas nesta lunação e o trabalho mágico envolve as reuniões de confraternização, no ritmo natural das coisas, sem pressa ou necessidade de controle... Que tal um passeio contemplativo e espirituoso a uma praia ou cachoeira?


* Imagens dos signos por Yuhon [yuhon.deviantart.com].


Por Aysel Gülbarg [Chris Wolf],
 originalmente publicado em 03.06.11

© Todos os direitos reservados.

4 comentários:

¬ Obrigado por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...