terça-feira, 29 de maio de 2012

Fitoaromaterapia, uma paixão

Algo que me apaixona é falar de Fitoaromaterapia.  

- "Fitoaroma" o quê? (rss)
Bom, entendendo o verbete...


A utilização das ervas e essências para os mais diversos fins tem origem desde a Antiguidade: fosse para prever o futuro, fazer passar uma dor de cabeça insistente, temperar melhor um prato culinário ou ainda para nos fazer entrar em contato com o divino. O conhecimento a respeito das plantas, ervas e óleos essenciais assim se acumulou durante milênios através do legado de herboristas, curandeiros, alquimistas, botânicos, médicos e sacerdotes do passado... Podemos afirmar que o uso de ervas, plantas e aromas é a forma mais antiga e fundamental de medicina da Terra.

Com a fitoterapia conhecemos o uso das ervas e plantas e suas partes no combate aos mais diversos males que afligem nosso corpo. Os nossos ancestrais, através de experiências e erros, descobriram as plantas mais efetivas no tratamento de suas doenças. Agora, com o avanço da ciência a permitir a identificação da composição química dessas plantas, podemos compreender melhor os seus poderes de cura e ampliar o uso das mesmas com segurança e eficácia.

A fitoterapia evoluiu e trouxe até nós a fitoenergética, que não só propõe tratamentos alternativos de eficiência comprovada, mas também estimula a busca do conhecimento da causa geradora do problema, ou seja, a expansão da consciência. Segundo Bruno J. Gimenes, "os seres humanos se tornam sensíveis a todos os tipos de influências negativas quando seus aspectos mentais e emocionais estão fragilizados, tornando-os extremamente vulneráveis. O uso adequado da fitoenergética consegue nos trazer equilíbrio em todos os aspectos (físico, emocional, mental e espiritual), sendo capaz de nos gerar paz e harmonia em níveis mais profundos."

Já com a aromaterapia - nome dado ao tratamento realizado através da aplicação de óleos essenciais naturais extraídos de flores, folhas, frutos, raízes, etc. - reconhecemos que a força vital das plantas traz inúmeros benefícios para os seres humanos. Os óleos essenciais naturais podem ser cicatrizantes, antivirais, antibacterianos, antifúngicos e anti-sépticos, dentre outras particularidades, e são a base de ínumeros medicamentos químicos vendidos hoje ao público.

A fitoaromaterapia trabalha o corpo de uma maneira natural e holística, tendo por objetivo auxiliar o ser humano no tratamento de determinados problemas de saúde ao nível físico, emocional, mental e espiritual. Tantos os óleos essenciais como as ervas utilizadas atuam no corpo gentilmente, restaurando nossas energias curativas e proporcionando o balanceamento entre corpo, mente e espírito. A fitoaromaterapia completa as outras terapias, tanto as convencionais ou alternativas, que buscam a cura do ser em sua totalidade, atuando de forma simples e direta no corpo humano.

Devido a sua grande diversidade de aplicação, podemos dividir o uso da fitoaromaterapia em duas grandes áreas:
  • Fisiológico, com o uso de massagens, reflexologia, banhos, compressas, inalação, sua ingestão e como técnica de beleza aliada ao uso de cosméticos e outros produtos.

  • Psicológico, conhecida como psicoaromaterapia, tem o objetivo de harmonizar e curar o ser humano em nível de sua alma, através dos efeitos emocionais e mentais que a fitoaromaterapia possui, relacionados sobre a consciência do ser humano.

Nossos antepassados sabiam (con)viver melhor em contato com a natureza e com tudo o que ela fornecia para seu sustento, saúde, beleza e harmonia interior. Meu interesse e curiosidadesão tão grandes que, nas horas vagas, passei a me dedicar a um projeto pessoal para trabalhar com este tipo de cura e aperfeiçoamento pessoal e holístico. O projeto está engatinhando, mesmo, mas a meta é que ele complete a maioridade e seja "para o mundo" em breve. E enquanto isso matura, vamos também por aqui falar mais e mais sobre ervas e aromas.


© Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

¬ Obrigado por seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...